19.8.09

Piti

Muitas de nós mulheres conhecemos (umas mais, outras menos) as consequências da oscilação hormonal, e damos os pitis nossos de cada dia... semana? mês? - humm, vai depender da singularidade de cada uma. Mas alguns homens também dão piti, e vou deixar o respeito à singularidade de lado pra me manifestar: gente, acho piti masculino muuuito feio. Nossa, é muito anticharme! Pra ser charmoso, nada de piti, e de quebra é até bom que ele ache nosso piti "até bonitinho". Vejam: claro que o homem se frustra. Chorar? Que problema há nisso? Já vi homens chorarem e se tornarem ainda mais charmosos. Lidar com as próprias emoções, eis a grande arte, seja pros setinha pra cima, como pras cruzinha pra baixo. Portanto, é importante fazermos algumas demarcações. Vamos logo a elas. Entendo piti como uma reação exagerada em comparação ao evento externo que a motivou. Observe que tornar a reação pública é fundamental para que o comportamento se classifique como piti. Se você se trancou no banheiro, deu seu chiliquezinho básico e ninguém ouviu, nem deu notícia, não foi um piti. Aqui no meu amado país, dar piti - precisamente por sua característica inerente de publicidade - muitas e muitas vezes torna-se a única forma de fazer valer um direito. Isso acontece muito na relação entre fornecedor-consumidor, entre instituição pública-cidadão, etc. Nesse caso, quando homens ou mulheres fazem aquela confusão numa loja ou repartição, o piti torna-se produtivo, e dou ponto pra quem armar o barraco! Na verdade, não seria nem piti, porque ninguém vira prum cidadão revoltado e diz: aff, que exagero! Mas eu disse que ia fazer as demarcações. Se eu fosse uma borboleta... iria ao dicionário! Então vejamos.
Piti vem de outra palavra: Pitiatismo. 1.Psiq. Designação dada por Joseph Babinski (1857-1932) aos distúrbios secundários da histeria, rigorosamente subordinados aos ditos primários.Piti, substantivo masculino, mas sua origem é feminina (histeria). Chorar, espernear, fazer aquela cena, só porque...
Bom, já disse: acho que pros marmanjos fica feio. Fica muito engraçado até. Seu Madruga personifica muito bem o argumento. Ou quer dizer que ficar pulando em cima do chapéu tem um quê de elegante? Há também os pitis que - ai - devem doer: murro na parede, na escrivaninha. Ou quando não encontra uma simples coisita - QUEM PEGOU MINHA CANETA FAVORITA? ONDE COLOCARAM MINHA CANETA AZUL PONTA GROSSA?- Nem preciso escrever aqui a merecida resposta...

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk, brilhante, brilhante, brilhante. Adorei o jeito leve do texto, ele foi me levando, levando, quando dei por mim tava lembrando que sou muito paia em relação a pitis (chilique dentro de casa, ao contrário, sou ótima). Li muitos livros sobre a Ingleterra, eu acho, aí fica difícil armar barraco se meu alter ego quer ser uma lady. Amei tudo e concordo, pitti de homem nem pensar.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk, como disse a borboleta... brilhante, brilhante. Eu dou piti, ainda bem que sou mulher e vocês podem continuar me amando... kkkkkkkkk
    Beijinhos!
    Dani

    ResponderExcluir
  3. oi amiga!! é homem dando piti é horrivel mesmo.

    Olha so ja marquei a qualificação e será no mesmo dia que a tua!!! beijosss

    Ana

    ResponderExcluir